Através do marketing digital é possível aumentar exponencialmente os resultados em seus negócios. Ele oferece ferramentas muito eficientes e a principal delas é o funil de vendas.

O funil tem a função de conduzir o cliente em todo o processo de compra, a partir do momento em que ele conhece o seu produto ou serviço até a efetivação da venda. Durante esse processo é preciso prender a atenção do seu consumidor e convertê-lo para lead e, assim que a compra for finalizada, convertê-lo em um cliente.

Cada empresa tem sua dinâmica interna e seu próprio funil de vendas e o número de estágios do funil depende de alguns fatores como tipo de produto ou serviço. Entretanto, de uma maneira mais genérica, podemos considerar que o funil tem 4 principais etapas: prospectar, apresentar, oportunidades e clientes. Precisamos saber como funciona cada uma dessas etapas para entendê-las ao máximo e aproveitar as oportunidades certeiras de converter em uma venda no final desse funil.

 

  1. Prospectar

Prospects são clientes em potencial para o seu negócio, pessoas que você percebe que precisam do seu produto ou serviço através de uma série de informações de perfil e gostos. Para atrair esses prospects utilizamos de iscas de estratégias de atração, como a disponibilização de conteúdos especializados e voltados para a necessidade desse perfil de público. Conduzimos esses futuros clientes a entrarem em contato ou deixar o seu contato através de redes sociais, sites ou landing pages.

  1. Apresentar

Os Leads estão um nível acima dos prospects no funil, pois esses já demonstraram interesse no seu produto ou serviço entrando ou deixando seu contato. Já estão mais qualificados e são considerados clientes em potencial para o seu negócio.

Para conduzir os leads até o final do seu funil é preciso nutrir um relacionamento com ele alimentando-o com conteúdos relevantes, segmentados e exclusivos para que possa despertar o interesse em efetivar uma compra. A medida que esse lead percebe a necessidade e está disposto a ter uma solução, é hora da equipe de vendas atacar e oferecer seu produto/serviço.

  1. Oportunidades

Leads qualificados e dispostos a comprar, a equipe de vendas vai entrar em contato, agendar uma visita, oferecer uma degustação, enviar um comparativo de custo e benefício para que o cliente tome a sua decisão. É completamente necessário que a equipe de vendas tenha todo o histórico de comportamento do lead até o momento do efetivo interesse, quais materiais foram acessados, quais as dúvidas do cliente e como foi a interação dele com empresa para que possamos agregar valor à oferta.

  1. Clientes

Na última etapa do funil de vendas temos a nossa taxa de conversão, ou seja, todos os prospects que chegaram até aqui e se tornaram clientes. Agora é preciso fidelizar esses clientes com qualidade e estimular o relacionamento com a sua marca.

 

A partir do momento que passamos a entender o funcionamento do funil, fica muito mais fácil de identificar os objetivos, como o aperfeiçoamento das vendas, melhoria no relacionamento com o público, a quebra do bloqueio às compras, entre outros fatores que comprometem o seu desempenho e seus resultados.

Ainda tem dúvidas de como funciona um funil de vendas e como aplicar o melhor funil para a sua empresa?

A C4SA pode trazer essa solução para você com as melhores plataformas digitais disponíveis no mercado. Criamos seu funil e monitoramos até a efetiva venda. Entra em contato com a gente ou nos faça uma visitinha.


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