Logo depois que você escolhe um nome para a sua empresa, vem uma dúvida sobre qual a melhor fonte para representar a sua marca. Não só a fonte, mas cores, símbolos, tendências e outros detalhes. Sem falar que temos também uma fonte para o posicionamento ou slogan, uma família de fontes para usar na comunicação da empresa, etc. Precisamos fazer a escolha da fonte certa, pois assim como as cores, a fonte ideal será capaz de provocar emoções no seu consumidor.

Fontes transmitem mais do que palavras, pois influenciam de maneira direta como as pessoas percebem a sua mensagem. É como escolher o tom de voz da sua marca falando com seu cliente, independente do seu projeto ser digital ou impresso.

Durante o processo de escolha da sua fonte é necessário levar em conta alguns princípios básicos como:

A mensagem que você quer que sua marca transmita

Nessa etapa é necessário ter em mente qual a qualidade da sua marca, como é a personalidade da sua marca e o que você quer representar para o seu público-alvo. Pense no seu mercado e na sua concorrência e analise como eles se comunicam.

A sua fonte deve refletir a personalidade da sua marca

A partir dessa etapa é necessário escolher uma fonte que transmita a filosofia da sua marca. Cada fonte transmite uma personalidade diferente. Algumas fontes transmitem alegria, elegância, tradicionalismo e até formalidade.

As fontes são divididas em categorias simples:

Fontes serifadas: Têm pequenos traços e prolongamentos nas hastes das letras. Passam uma ideia de tradicionalismo e clássico.

Fontes sem serifas: Não possuem prolongamento nas hastes e têm uma aparência limpa, simples e moderna.

Fontes cursivas: Transmitem feminilidade, elegância e criatividade.

Fontes negritas: Criadas para chamar atenção e criar interesse visual.

A sua fonte deve ser legível para o seu público

A legibilidade é também um fator importante na escolha da sua fonte. De nada adianta escolher uma fonte super legal e transmitir uma ideia inovadora, mas a sua fonte não ser legível para quem lê. Agora você já sabe como a fonte certa pode expressar melhor a sua marca.

Lembre-se que uma boa fonte é um dos passos mais importantes no processo de criação de identidade. Temos tantas opções no mercado que é possível nos perdemos na nossa escolha, para isso nós da C4SA contamos com um time bem antenado nesse mundo da criação. Estamos prontos para te ajudar a escolher a fonte ideal para o seu tipo de negócio. Entra em contato com a gente agora mesmo.

 


voltar


DIZ PRA GENTE O QUE ACHOU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *