Nossa economia já deu os primeiros passos para a recuperação após anos difíceis. Junto a isso, os hábitos de consumo da nossa população sofreram grandes mudanças. O maior desafio dos empresários é desvendar esse novo comportamento de consumo para que seu modelo de negócios não caia na simples comparação de preço. Para isso a C4SA traz dicas de como fidelizar seus clientes esse ano e alavancar as suas vendas. Vamos lá?

  1. Saiba quem são seus clientes

Conheça os hábitos, necessidades e o que o seu cliente valoriza. Entenda a definição de valor para esse cliente e como seu produto/serviço se encaixa na necessidade ou desejo e qual a expectativa dele a respeito da sua marca.

  1. Saiba se comunicar

Se você entendeu quem é o seu cliente, agora precisa saber que uma comunicação fraca não funciona e torna o relacionamento impessoal. Faça uma comunicação segmentada e objetiva sobre como seu produto/serviço pode atender às necessidades do seu público. Crie afinidade entre sua marca e o seu cliente. Ofereça ajuda e, após isso, inicie o processo de vendas criando e-books, tutoriais, comparativos e outras informações importantes para que esse cliente possa confiar em você.

  1. Crie uma experiência de atendimento única

Devemos acreditar que negócios não dependem exclusivamente de gente. São também os processos que permitem que as pessoas realizem atividades mais complexas. Você precisa mostrar ao seu cliente que ele é único, especial e que você está feliz ao atende-lo. É necessário que a sua empresa mostre que o atendimento não é somente bom, mas é ótimo em todas as vezes que ele precisar.

  1. Traga valor para sua oferta

Se o cliente já é realmente seu, você precisa mostrar que sua oferta é única. Entregue valor por um preço justo através de atendimentos diferenciados, brindes, garantia estendida e outras opções que mostram ao cliente que na sua oferta ele tem mais benefícios do que na concorrência.

  1. Ofereça a melhor entrega

Você deve entregar seu produto/serviço de forma que ele supere sempre as expectativas do cliente. Assim ele se sente motivado a falar bem de você e indicá-lo para amigos. Durante todo o processo de vendas deixe claro seus prazos. Ofereça sempre um prazo maior do que o que realmente você vai precisar para que possa entregar antes e gerar uma boa impressão.

  1. Monitore a satisfação do seu cliente

Esteja atento em quais passos do processo de vendas gera mais conversões, qual funcionalidade deixa o seu cliente mais satisfeito, qual funcionário atende melhor entre outras opções que você pode observar.

Mapeie suas falhas e tenha um protocolo para solucioná-las. Tenha uma comunicação eficiente para impedir que o problema se multiplique e seja transparente com seu cliente.

  1. Esteja atento ao que seu cliente fala sobre você

Hoje pela internet os consumidores têm a oportunidade de dar seu feedback sobre as empresas, seja positivo ou negativo. Esteja atento ao que seu cliente fala sobre a sua empresa na internet e analise os comentários negativos de forma que possa solucioná-los para converter essa impressão ruim.

  1. Aposte no pós-venda

A relação entre cliente e empresa não deve acabar quando a venda termina. Crie processos para monitorar seus clientes no pós-venda e estar atento à satisfação dele sobre o seu produto/serviço. Invista em plataformas de CRM para criar um vínculo maior com seu consumidor e estar presente na vida dele, mesmo quando ele não está consumindo a sua marca. Ligue, envie e-mails e brindes em datas especiais como aniversários ou datas comemorativas.

  1. Automatize seus processos

Não confie apenas na sua memória! Automatize todos os processos possíveis para agilizar todo seu processo de venda. Armazene suas informações em bases confiáveis para simplificar o relacionamento com seu cliente. Invista em plataformas como CRM, landing pages, automação de e-mail marketing entre outras que se encaixam no seu modelo de negócio.


voltar


DIZ PRA GENTE O QUE ACHOU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *