Branding - Afinal, o que é isso?

O que é branding?

Provavelmente você já ouviu falar no termo branding, certo? Se ainda não ouviu, é bem provável que comece a ouvir nos próximos anos, pois branding ainda está começando a ganhar mais visibilidade em marcas brasileiras e sua utilização esta cada vez mais difundida por aqui. Destacamos anteriormente definições de alguns termos relacionados a marcas, como logotipo, identidade visual, slogan e marca, importantes para o entendimento de todo o conjunto de gestão de uma marca. Para compreendermos a função e importância do branding, precisamos entender primeiro o que é marca.

Branding - Gestão de Marcas

 

O que é marca?

Marca é uma representação simbólica de uma empresa, produto ou serviço. É algo que permite identificá-la de imediato, é utilizado para referir-se a uma determinada empresa, seja nome, imagens ou conceitos presentes no produto ou serviço. Hoje, quando se fala em marca, é comum se referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica, como o logotipo e seu símbolo. Porém, a compreensão de marca é muito mais abrangente do que sua representação visual. Resumindo:

Marca não é apenas uma representação gráfica de uma empresa. É todo o conjunto que envolve um produto ou serviço, é a entrega de uma promessa de valor.

Marca é uma empresa através de seu nome fantasia e da sua representação gráfica – comunica a “promessa” de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único. Busca-se associar às marcas uma personalidade ou uma imagem mental. Assim, pretende marcar a imagem na mente do consumidor, isto é, associar a imagem à qualidade do produto. Por isto, uma boa marca pode dar bastante temas para a publicidade. Possui vários níveis de significado, entre eles cultura, atributos ou benefício. É fundamental entender que o conceito de marca é mais intangível do que tangível, pois o consumidor de um grupo tem diferentes sensações, experiências e percepções sobre a mesma marca em relação a outro consumidor de outro grupo, seja ele qual for.

Branding - Gestão de marcas

 

E o branding?

O branding é a maneira como a marca expressa a sua existência, é a forma com que a promessa de valor é proposta a seu consumidor. A construção de uma marca única é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é como chamamos o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca.

“Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar” – Wally Olins

Este trabalho é feito por agências especializadas, que visam desenvolver positivamente a reputação de marcas, produtos e organizações e alinhá-las com os objetivos organizacionais e o público desejado.

Em sua definição mais simples, branding é a gestão da marca como um todo.

Sua execução não é tomada apenas por ações de marketing que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado, mas também por ações internas na empresa, transmitindo, para todos os interessados, a imagem pretendida. Uma marca com proposta única precisa que seus colaboradores entendam a proposta a ser oferecida aos clientes.

Então, branding = marketing?

Não. Marketing é um componente do branding. Ele tem como objetivo a venda de produto e serviço através de pesquisa de mercado, adequação do consumidor, ações promocionais, adequação de produção, etc. O marketing se utiliza de técnicas para se obter um resultado a curto prazo.

O branding, ao contrário do marketing, visa a criação de um valor entorno da marca, utilizando-se de todos os elementos que a compõe, criando assim, a longo prazo, uma marca única no segmento. Abaixo você vê alguns elementos inteligentes para trabalhar o branding de sua marca.

Branding - Estratégia de marca Branding - Identidade de marca Branding - Posicionamento de marca na web Branding - Consultoria de marca

A construção de uma boa marca e a conquista de um público fiel demandam tempo e esforço. Planejar e utilizar todos os elementos que a compõe resulta no sucesso da sua empresa, na satisfação de seus clientes e na posição privilegiada que sua marca conquista com relação ao seus concorrentes. Isso ajuda a blindar a marca contra crises de mercado e eventuais erros dos quais toda empresa está sujeita.

Branding - Apple

Iremos aprofundar mais sobre esse assunto posteriormente com publicações falando sobre o quanto as pessoas são impactadas e transformadas pelas marcas hoje em dia.

Nos vemos em breve!


voltar


DIZ PRA GENTE O QUE ACHOU

2 respostas para “Branding: afinal, o que é?”

  1. […] falamos em branding (pra saber mais é só ler esta matéria) podemos considerar que o naming ou o nome da marca seja […]

  2. Leonardo disse:

    Excelente Artigo, Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *