Naming - O nome da marca

E agora? Como criar o nome da marca?

É bem provável que você já tenha se perguntado: de onde surge o nome das empresas? Quem cria? Como chegaram a esse nome? Certo?

Quando falamos em branding (pra saber mais é só ler esta matéria) podemos considerar que o naming ou o nome da marca seja um dos processos mais complicados de serem desenvolvidos. Não há uma regra exata para sua criação. Aí entra o processo criativo e uma pitadinha de sorte, que podem ajudar nesse processo.

Antes de saber como criar o nome da marca vamos explicar um pouco de sua importância. Assim você tem o entendimento correto do seu valor e significância para um negócio.

Palavras carregam significados, transmitem sensações. Duvida?

Itália - O nome da marca

Um rápido teste: quando você leu a palavra ITÁLIA, é bem provável que seu cérebro lhe trouxe lembranças ou fez associações com pizza, vinho, romance, molho, futebol, uva, comida, massa, artistas, modelos e por ai vai, certo?

Essa associação que seu cérebro faz é instantânea, é imediata. Esse teste serve para entender a maneira que seu cérebro age quando ouve, lê ou vê o nome de uma marca.

Pontos importantes sobre o nome da marca

  • Um nome separa a marca de seus concorrentes;
  • Um nome demonstra ao mundo que você é diferente;
  • Um nome reforça o posicionamento da marca no mercado;
  • Um nome é uma forma de propaganda automática;
  • Um nome torna a marca inesquecível.

 

Pra criar um bom nome, você vai precisar de um pouco de:

  • Conhecimento de mercado;
  • Psicologia;
  • Sociologia;
  • Linguística;
  • Semiótica;
  • Etimologia;
  • Gramática;
  • Uma dose caprichada de criatividade.

Hoje convido você a olhar ainda mais para o valor do nome dentro da marca.

naming - o nome da marca

O nome que atribuímos a uma empresa ou marca é a pedra fundamental do seu direcionamento. Na sua escolha começa a definição do perfil da empresa, a seleção do seu público e a atitude que a marca terá sobre o mercado em que atua.

Naming, ou o nome da marca, no âmbito comunicativo, exerce uma função persuasiva mais simples. Moleza, né? Que nada! Imagina o quanto é complexo comunicar em apenas uma palavra, no máximo duas ou com uma letra e um número.

Blackberry

O nome de um produto hoje ganha cada vez mais força no composto de comunicação. Por exemplo, o nome do celular Blackberry custou 150 mil dólares. Foi desenvolvido pela excelentíssima Lexicon. O que pode significar este investimento em um elemento simbólico? Em um elemento intangível? Um grande investimento em um mini-discurso?

Naming - O Nome da Marca - BlackBerry

Massimo Dutti

A marca Massimo Dutti, que parece ser um nome patronímico (do dono da marca), correto? Quem disse que ele existe? Na verdade, foi feito para causar esta impressão, evocando uma identidade italiana, culturalmente ligada à elegância, visando alcançar esse posicionamento e ter essa percepção, mas sem ter nenhum referente, nenhum costureiro famoso por trás dela, apenas o discurso de uma marca de roupas.

Adidas

Uma briga de família que fez dos irmãos Adolf Dassler e Rudolph Dassler surgir a marca. Em 1948, os irmãos decidiriam se separar e criaram duas empresas, dividindo os empregados. Adolf criou a Adidas, junção de seu apelido (Adi) com o sobrenome Dassler. Enquanto seu irmão Rudolph criou a Puma. Esses irmãos não são moles, né?

Adidas - Naming - O Nome da Marca

Häagen-Dazs

A marca Häagen-Dazs é o exemplo clássico desta estratégia: aparenta ser um nome toponímico (nome de um lugar existente). Mas não é. Foi criado justamente para trazer um posicionamento nórdico a uma marca americana. Você sabia disso?

Naming - O Nome da Marca - Haagen-Dazs

Audi

A Audi, por exemplo, cria o nome de seus produtos com a inicial da marca seguida de números: A2, A3, A4, A8. Aciona, portanto, elementos universais para facilitar sua internacionalização.

Naming - Audi - O Nome da Marca

Um nome faz sentido quando sentimos a palavra.

Passatempo

Desde muito cedo já começamos a conviver e reconhecer os nomes das marcas. Pode acreditar, uma criança de 3 ou 4 anos já pede biscoito pelo nome: Passatempo, por exemplo. Ela ainda nem sabe a diferença entre esse e outros produtos com recheio de chocolate ou o significado real da palavra passatempo. Ainda assim, a palavra já construiu um universo de significados e experiências para essa criança. Passatempo ganhou sentido, virou nome.

Passatempo - O Nome da Marca

 

E não são apenas as crianças de 3 ou 4 anos que caem nessa. Pensando assim, é muito provável que todos nós já tenhamos associado Apple (maçã) a tecnologia. Isso é naming. É a disciplina que traduz, em algumas letras, uma estratégia e plataforma de marca para que ela seja lembrada mais pela emoção, nem tanto pela razão.

Algumas dicas para a criação de um bom nome

Um nome bem escolhido e cercado de um bom conceito proporciona melhores oportunidades para a marca e seus produtos. Comunica de forma mais ágil e própria os valores da empresa. A tendência é que o nome de uma marca circule bem mais que a sua própria representação visual (logotipo), possibilitando que o futuro cliente comece a sua experiência com a marca antes mesmo de ter contato com o produto ou serviço oferecido pela marca.

Insight - O nome da marca

Como vimos, o processo de escolha do nome deve ser criterioso e levar em conta diversos aspectos para que possa se inserir de forma apropriada nas diversas oportunidades de comunicação que a marca terá ao longo da sua vida.

Um nome planejado tem a capacidade de conquistar clientes e potencializar novos negócios. Estudos de possíveis nomes para marca que levam em conta atributos do produto, pronúncia, escrita, concorrência e tendências, geram excelentes resultados. Ter um nome eficaz e que comunique o posicionamento é altamente relevante. O processo aumenta as possibilidades de sucesso, é um planejamento rigoroso, disciplinado, e alimenta a participação do cliente em todos os julgamentos-chave. Uma das funções mais importantes do naming é reforçar um atributo principal ou diferencial posicionando o produto ou serviço.

Passos para o desenvolvimento do nome da marca:

  1. Briefing
    • Etapa de recolhimento de informações sobre o negócio, pesquisas de mercado, conhecimento da concorrência e atribuição de valores para marca
  2. Brainstorming
    • Processo criativo de geração de alternativas. Muitas, quanto mais melhor. Nesta etapa deve ser levado em consideração a pronúncia e o sentimento que a marca vai transmitir.
  3. Triagem de nomes e seleção
    • Processo de desapego dos nomes criados. Nessa etapa é fundamental deixar o que é criativo, o que é diferente. Por isso é importante que sejam geradas muitas alternativas.
  4. Análise oral e linguística
    • Processo de testes dos potenciais nomes filtrados. É nessa etapa que é verificado se o nome tem potencial para ser escolhido. Nomes com dupla conotação, com dificuldades de pronúncias, devem ser excluídos.
  5. Disponibilidade para domínios .com, .com.br, Facebook e redes sociais
    • Etapa de verificação da disponibilidade de registro de domínio para site e web.
  6. Nova triagem e seleção de nomes
    • Nova filtragem para escolha dos nomes. A tendência é que agora tenhamos poucos, mas bons nomes.
  7. Testes gráficos e simulações
    • Novos testes de escrita, fala e pronúncia. As vezes o que falamos é diferente do que escrevemos.
  8. Busca online na base de marcas do INPI
    • Etapa de verificação de disponibilidade de registro do nome. Isso faz com que você tenha propriedade sobre o nome criado. Existe diferenciação de nomes de produtos e nomes de serviço. É muito importante que essa pesquisa seja realizada por profissionais capacitados.
  9. Lista final para escolha
    • Depois de todo esse processo, é provável que você tenha alguns bons nomes para apresentar ao seu cliente ou então apadrinhar o seu negócio.

Na prática não é tão fácil quanto parece. Nós, da C4SA, desenvolvemos nomes para empresas, produtos e serviços. Este é um tipo de projeto que demanda de tempo, criatividade e muito trabalho em equipe.

Nem sempre conseguimos enxergar o que está diante dos nossos olhos. Há muito a se desvendar na magia do mini-discurso dos nomes de marcas. Gostou dessas dicas? A C4SA pode te ajudar a chegar mais longe. Nós utilizamos desse processo para o desenvolvimento de nomes para nossos clientes se destacarem no mercado. Fale do seu projeto conosco pelo whatsapp da C4SA (21) 96761-2879 ou peça sua proposta.

Nos vemos em breve!

Abraços,

Tiago Benevides - Sócio Diretor de Projetos


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DIZ PRA GENTE O QUE ACHOU

10 respostas para “Como se cria o nome da marca?”

  1. Tábata Vargas disse:

    Muito interessante! Boas dicas! A pesquisa tem que ser mesmo rigorosa! Parabéns.

  2. Ana Alice Antunes disse:

    Simplesmente ADOREI!!!

  3. Carlos Jr disse:

    Gostei muito parabéns pela materia.

  4. Honório disse:

    Ótimo

  5. simone disse:

    Parabéns , excelente a matéria .

  6. C4SA disse:

    Obrigado, Simone.

  7. C4SA disse:

    Obrigado, Carlos.

  8. C4SA disse:

    Obrigado, Ana Alice.

  9. C4SA disse:

    Obrigado, Tábata.

  10. Ana Carolina disse:

    Muito legal as informações..

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