Para muitos empreendedores, a criação de uma boa identidade visual é deixada para segundo plano devido à falta inicial de capital para investimento. Em geral, esses empreendedores alegam que pretendem investir numa identidade visual quando conseguirem um maior número de clientes e, por consequência, um maior capital.

Como bem destacamos anteriormente, um bom projeto de identidade visual é imprescindível para a empresa se comunicar diretamente com seus clientes, mostrando seus valores e atingindo diretamente seu público alvo.

Nos posts anteriores destacamos a importância da criação de um bom logotipo para sua empresa e os benefícios que uma boa comunicação visual trás para imagem do produto/serviço. Aqui falaremos dos erros mais comuns cometidos na criação de uma logo e as consequências que um projeto de identidade visual ruim podem trazer para sua empresa.

 

Copiar logotipos famosos

logotipo cópia famoso evitar

Copiar um logotipo de uma empresa já bem estabelecida no mercado pode parecer uma sacada genial, afinal a marca já é grande e isso vai trazer visibilidade para a sua empresa, correto? Não, errado.
Um logotipo copiado simplesmente não irá refletir os valores da sua empresa, mas sim remeterá àquela outra empresa que foi copiada. O resultado disso é uma marca fraca, piadas na internet sobre o plágio e alguns processos por violação de direitos autorais.

 

Logotipo muito complexo

logo_starbucks copo logotipo brand

A marca Starbucks passou por algumas mudanças em seu logotipo ao longo de 40 anos. A cada novo redesign, o logotipo se tornava menos complexo, mas mantendo a essência de uma marca há muito tempo já consolidada no mercado.

 

Já destacamos anteriormente que, além de refletir a imagem da empresa, um logotipo precisa ser bonito e esteticamente bem resolvido. Porém um erro comum na hora de se criar um bom logotipo é o exagero de elementos que é nele aplicado. Uma logo precisa ser simples para que sua mensagem seja transmitida com clareza e seja memorizada pelo cliente. Além disso, o logotipo precisa ter flexibilidade para ser legível em qualquer mídia que ele for aplicado: cartão de visita, banners, flyers, site, timbrado etc.

 

Escolha tipográfica ruim

comic sans microsoft logotipo

Uma escolha equivocada pode arruinar um logotipo

 

Pode não parecer, mas a escolha tipográfica é muito importante para a criação de um logotipo. Muitas vezes não tendo a devida atenção, o tipo de letra compõe a logo e influencia na clareza da qual a informação vai ser passada através dele. Afinal, uma empresa de tecnologia não passaria seriedade com uma tipografia despojada demais, da mesma forma que um salão de festa infantil não transmitiria sua mensagem com um logotipo sério demais.

 

Seguir tendências

redesign tendência logotipo flat design

Antes de ter a marca reformulada e simplificada em 2011, o Google Chrome utilizava o efeito “glossy” em seu logotipo, uma tendência de design da época e que hoje já não é tão utilizado.

 

Um logotipo, além de bonito e claro na sua mensagem, precisa ser atemporal. Isso significa que um logotipo criado hoje precisa ser funcional daqui a 50 anos sem parecer ruim e antiquado.

O problema de se criar um logotipo seguindo tendências é justamente o “prazo de validade” que ele carrega. Seguir tendências não torna o seu logotipo sólido e duradouro. Modas são passageiras, mas a sua marca não.

 

Logotipo criado por um amador

logo_amador logotipo

Isso é bem comum no mercado e o maior problema na criação de uma identidade visual corporativa. Para minimizar os gastos, muitos empreendedores pagam um amador para criar seu logotipo a um custo muito baixo. Frequentemente essa decisão resulta em um logotipo fraco, com todos os problemas citados acima. Isso pode causar problemas futuros como a comunicação com seu público e a aparência amadora que a logo reflete da sua empresa. E no fim o barato acaba saindo caro.

São vários os problemas que podem aparecer por conta de um logotipo mal planejado, como a aparência amadora, impressão de instabilidade e despreparo da empresa. Um logotipo único, bem resolvido e que conversa diretamente com o público alvo tem o poder de aumentar as receitas e melhorar a imagem do seu negócio.

Está interessado em investir num bom logotipo e numa identidade visual profissional e consistente? Confira o nosso trabalho e peça uma proposta.


voltar


DIZ PRA GENTE O QUE ACHOU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *