ROI para Redes Sociais

O ROI para Redes Sociais é uma ferramenta poderosa e de suma importância para todas as campanhas realizadas, mas que poucos utilizam.

Antes mesmo de abrir a empresa, empreendedores estudam e medem a forma como às estratégias e investimentos irão retornar em receita, verificando a possibilidade de continuar e melhorar o negócio e atingir as metas estabelecidas. Com o Marketing Digital, sobre nas Redes Sociais não é diferente. Vejamos a seguir como mensurar retorno que as mídias online possibilitam.

 

O que é ROI?

A sigla ROI significa Retorno sobre Investimento (“Return over Investment” em inglês) e é o indicador-chave sobre a receita que está retornando sobre o investimento realizado em cada área da empresa, o que inclui treinamentos, aquisição de ferramentas ou softwares, estratégias e campanhas de marketing. Com este indicador, é possível fazer a otimização da verba acerca de quais investimento estão dando mais retorno.

 

O que é Social Media ROI?

“O ROI das redes sociais é definido medindo a eficácia de uma campanha de marketing em uma determinada mídia social”

Social Media ROI é, no caso, é o cálculo que gera a porcentagem sobre a relação entre investimento e retorno obtido sobre as estratégias e ações realizadas nas plataformas e ferramentas de mídias sociais, ou seja, uma análise das ações realizadas e qual a taxa de retorno de investimento destas.

 

Pontos a ressaltar antes de calcular o ROI

# O cálculo de ROI não pode ser abrangente

Assim como cada estratégia demanda uma ação diferente, o ROI também deve ser avaliado separadamente de acordo com a área em que foi feito o investimento. Como exemplo, citamos um investimento feito sobre uma plataforma de e-commerce, onde o cálculo deve ser  feito apenas com a receita gerada neste canal e não no e-commerce como um todo.

 

# Objetivos e KPI’s tem que estar lado a lado

É necessário traçar os objetivos que a empresa deseja/precisa atingir nas Redes Sociais, que devem ser específicos, mensuráveis, realistas e com prazo. Assim que definidos, serão alinhados os KPI’s (Indicador-Chave de Desempenho ou Key Performance Indicator em Inglês), que são os indicadores utilizados para medir se os objetivos estão sendo alcançados.   

Dos principais indicadores, listamos os mais importantes e considerados para avaliar o desenvolvimento das redes sociais:

- Impressões: Número de vezes que um conteúdo ou anúncio apareceu no feed dos usuários. Métrica utilizada para quem deseja aumentar a visibilidade da marca.

- Alcance: Número de usuários que visualizaram um conteúdo ou anúncio. Diferencia-se das Impressões pois é o número de usuários que viram o conteúdo ou anúncio uma vez. Métrica utilizada para medir o crescimento da marca.

- Engajamento: Número que mede o quanto o grau de interação da marca contabilizado através de comentários, reações, menções, avaliações, likes e demais sinais sociais que demonstrem comunicação e integração do usuário com a marca, atuando também como um termômetro.

- Tráfego: Número de usuários (visitas) em uma página web decorrentes das diferentes redes sociais.  

- Taxa de conversão: Porcentagem de usuários que fizeram alguma ação específica de acordo com o objetivo colocado (como se tornar um Lead, um cliente, etc.) e que derivaram das redes sociais.

- Taxa de abandono: Porcentagem de visitas originadas das redes sociais que deixam a página web sem ter visitado alguma outra página.

 

# Determine os custos

Todo gasto deve ser colocado no momento do cálculo. Entretanto, devemos nos atentar ao fato de que, mesmo que as campanhas sejam feitas por uma equipe interna ou por uma Agência, deve ser considerado apenas o valor que será investido em determinado canal, ou seja, se você paga um valor por mês para o gerenciamento das suas redes e mais um valor para investimento em mídia online paga, considere apenas o valor do investimento.

 

Como calcular o ROI para Redes Sociais

Com os todos os pontos acima bem definidos e com a campanha no ar, é o momento de calcular o que tem tido de retorno. Para o cálculo, use a seguinte fórmula:
CÁLCULO ROI

 

Entenda que nem todos os objetivos são facilmente quantificáveis e faça ajustes

As Redes Sociais tem como principal objetivo o relacionamento. Desta forma, as marcas e empresas devem se atentar para que o objetivo de toda campanha seja, também, o fortalecimento da relação com os consumidores. Nem todo ROI será totalmente quantificado através de valor monetário retornado.

Com o cálculo de ROI também é possível verificar quais ações estão surtindo melhores resultados, ou seja, é possível aplicar mudanças a fim de otimizá-las para resultados cada vez mais positivos.


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