Redes Sociais: Contratar uma Agência x Fazer Sozinho

Muitos donos de empresas sabem da importância das redes sociais, mas se deparam com um novo desafio quando decidem investir nesta estratégia de marketing.

Ainda que num primeiro momento pareça fácil, as redes sociais tem diversos recursos e exigem planejamento e regularidade em seu conteúdo, que também deve ser atrativo e bem redigido.

 

Os primeiros problemas que surgem

Os empreendedores sabem da importância e dos benefícios de se estar nas redes sociais e optam por fazerem sozinhos ou internalizar a tarefa para outros funcionários, mas com o passar do tempo podem surgir problemas com esta execução, tais como:

#1 Falta tempo

Com as inúmeras tarefas do dia a dia, as postagens podem ser esquecidas ou não ter a devida regularidade.

#2 Não há o retorno esperado

As campanhas podem ter um gasto indevido e/ou não ter o resultado esperado.

#3 Pouca qualidade nos conteúdos

Não seguir assuntos relacionados ao negócio e que envolvam o público ou qualidade insuficiente das imagens, que acabam tirando a credibilidade da marca.

 

6 Motivos para contratar uma Agência para Redes Sociais

Para gerar um resultado positivo nas redes sociais, é primordial que o serviço seja feito por quem tem conhecimento e experiência sobre o assunto.
Dos principais motivos para se contratar um serviço especializado para redes sociais para o seu negócio, destacamos:

#1 Custo-benefício e Retorno sobre o Investimento

Além de eliminar custos e trabalho sobre processo seletivo e adaptação de um novo funcionário para a função ou capacitar um funcionário já existente, se tem uma equipe especializada à disposição por um custo menor.

Também ressaltamos que agências especializadas têm as redes sociais como mais uma ferramenta para conversão, envolvendo o site da empresa e criando conteúdo que leve à conversão. Logo, com mais clientes o ROI é maior.

 

#2  Planejamento

A partir do conhecimento de cada nicho de mercado somado à expertise de cada rede social, as agências montam um plano que alinha os objetivos da empresa e a integração com os demais meios de comunicação da empresa. Desta forma, atingir os resultados esperados é muito mais viável.

 

#3 Conteúdo e Design

Além de conteúdo alinhado com a segmentação de mercado, o bom design dos posts é fundamental, pois se torna atrativo e aumenta a credibilidade da marca entre seus consumidores.

 

#4 SAC 2.0

As redes sociais podem ser grandes veículos de comunicação entre as empresas e o cliente, mas é necessário que tenha uma pessoa à disposição para atender as dúvidas, solicitações ou até possíveis reclamações que possam surgir. O profissional responsável por essa tarefa é o Community Manager.

 

#5 Monitoramento e Mensuração

A equipe monitora o desempenho da empresa nas redes sociais e faz mensuração das métricas, verificando se estão alinhadas ao objetivo inicial. Caso não, é a hora de propor novas soluções.

Fazer uma análise da comunicação online da sua empresa e da concorrência pode ser muito vantajoso. Ter uma carta na manga, caso a ação pensada dê errado, também é uma opção. Quando sua empresa contrata uma agência, o pessoal responsável pela análise trabalha fortemente para que sua campanha funcione. No caso de não funcionar, eles sabem onde está o erro e qual o melhor caminho a seguir para mudar o rumo e ter êxito na ação. 

#6 Estratégias para o seu Negócio

Cada rede social possui características específicas e ferramentas de anúncio ideais para cada tipo de objetivo. O foco de uma agência é utilizar as estratégias corretas para cada tipo de negócio.

 

 

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Ainda que pareça simples, resultados efetivos se dão com profissionais que entendam sobre o assunto.

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