Versão ampliada do artigo publicado na Revista A Voz do Comércio em janeiro de 2014.

Valorize sua marca, ela é o seu maior patrimônio

Com a mesma velocidade que empresas abrem no Brasil, fecham. A grande maioria delas é por falta de planejamento.
Ao planejar a abertura de uma empresa, muitos ignoram a parte visual da mesma, a estratégia do negócio, a identidade visual, e isso é uma falha bastante séria. Vamos entender um pouco hoje sobre a importância da marca e de sua identidade visual.

Antigamente, a marca era apenas um diferencial, algo que permitisse ao seu cliente distinguir a sua empresa de seu concorrente. Mas isso mudou drasticamente de tempos para cá. A marca hoje é um grande aglomerado de ideias, sentimentos, e ela é responsável por gerar estímulos no consumidor. Uma estratégia de marca bem resolvida é o primeiro passo para o sucesso de uma empresa.

Peguemos um exemplo, o da Nike. Afinal, o que é a Nike? A Nike não fabrica nenhum produto que comercializa, não existe nenhuma grande fábrica da Nike de onde saem todos seus produtos. A Nike é hoje uma marca apenas, uma assinatura de luxo para seu produto.

Mais um exemplo de sucesso é a Ferrari. A Ferrari produz carros, certo? Não, a Ferrari produz sonhos, sentimentos e um fetiche. Talvez você possa achar isso inútil, e que a Ferrari não iria ganhar um tostão com você, afinal carros de 1 milhão e meio de reais estão um pouco fora do seu orçamento. Pode até ser que você nunca vá comprar uma Ferrari, mas você pode comprar uma miniatura, um adesivo, uma camiseta, um relógio, um perfume, enfim você ama essa marca.

 

Você deve estar pensando: “Legal, mas exemplos de grandes marcas como Nike e Ferrari são totalmente fora da minha realidade, é fáciI achar casos de sucesso assim! Como posso usar isso a meu favor?”

 

Simples, tratando a marca de sua empresa como o seu maior património, assim como os inúmeros casos de sucesso existentes. Acredite, sua marca é mesmo seu maior patrimônio, mesmo que em menor escala. Suponhamos que sua empresa prestou um serviço ou tenha vendido algum produto para alguém, e este seu cliente tenha gostado. Seu cliente pode te indicar para outras pessoas, e é importantíssimo que a marca da sua empresa esteja bem representada visualmente, e além disso que acompanhe as estratégias definidas pelo seu negócio.

Identidade é identidade, e não deve ser mudada assim como se troca de roupa. Daí a necessidade de se criar um padrão para tudo. Criar um logotipo bem elaborado, um estudo de cores, tipografias padronizadas, enfim, fazer todo o material de sua empresa seguir um mesmo padrão, reforçando ainda mais sua identidade e a imagem de organização. Este é o primeiro passo para sua empresa alavancar. Lembre-se, design claro e objetivo aumenta drasticamente na qualidade percebida de seus clientes, bem como funcionários.

É comprovado que cerca de 80% das empresas que investem em sua marca, identidade e publicidade, são empresas líderes de mercado e tem um poder de fidelização dos clientes superior a empresas que não acreditam na importância desse conjunto para o seu negócio.


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