Marketing Tradicional e Marketing Digital - C4SA

Marketing, num sentido amplo, é definido como o conjunto de técnicas e estratégias destinadas ao desenvolvimento da marca e ao aumento de vendas de uma empresa ou organização. Entretanto, ao longo dos anos, o que era apenas “chamar a atenção dos clientes” e receber ou não uma resposta a altura do concorrente foi se modificando e se aperfeiçoando, principalmente pela mudança nos hábitos de compra e com o advento do mundo virtual.

Assim, o Marketing ganhou outras técnicas e mais uma ramificação, sendo o Marketing Digital hoje o mais utilizado pelas empresas. Porém, o Marketing Tradicional está totalmente obsoleto ou ainda é considerável para o seu negócio? É isso que vamos saber a seguir.

 

Definindo o Marketing Tradicional

O Marketing Tradicional nada mais é do que utilizar meios tradicionais e de massa para passarmos uma mensagem e atingir o público. Os principais meios, utilizados até hoje, são a TV, o Rádio, Revistas, Outdoor, Panfletos, Telemarketing e demais que não precisam da internet para serem veiculados.

Também chamam o Marketing Tradicional como “Marketing de Interrupção”, justamente por atingir o consumidor durante uma rotina ou programa para transmitir uma mensagem. Parte do princípio de usar um meio de massa para impactar o público, ou seja, quanto mais pessoas receberem a mensagem, melhor.

 

Definindo o Marketing Digital

O Marketing Digital ou Marketing Online, como o próprio nome já diz, é o que utiliza de estratégias nos meios digitais para levar uma mensagem até os consumidores. Nasceu com a internet e vem evoluindo cada vez mais, ganhando ramificações e diversas técnicas.

Diferente do Marketing Tradicional, o grande objetivo deste tipo de Marketing é atrair e reter a atenção do consumidor através da informação por conteúdos relevantes e da interação que os veículos de comunicação proporcionam.

 

Como escolher?

Com mais acesso à informação, os hábitos de consumo continuam em constante mudança, e cabe ao Marketing se adaptar progressivamente a estas mudanças e as empresas ficarem não deixarem de se comunicar com os consumidores e perder vendas.

Entretanto, ainda que a internet hoje seja o maior meio para busca de informações, os meios tradicionais, mesmo que diminuindo, não perderam seu espaço totalmente.

Vejamos as vantagens e desvantagens de cada um:

 

# Vantagens do Marketing Tradicional

  • Cria uma maior visibilidade da marca;
  • Impacta melhor em pessoas que não tem acesso ou familiaridade com a internet;
  • Se feito de forma atrativa, pode ganhar visibilidade orgânica também na web;
  • Tem chances maiores de criar uma boa experiência para o público-alvo.


# Desvantagens do marketing tradicional

  • Custos altos de execução;
  • Difícil mensuração de resultados;
  • Não abrange ou impacta muito bem nichos e públicos mais jovens;
  • Tende a ser mais invasivo.

# Vantagens do marketing digital

  • Custos mais baixos para execução;
  • Fácil mensuração de resultados;
  • Ampla aceitação pelo público jovem e adulto;
  • Segmentação assertiva por região, idade, sexo e interesses;
  • Pode adotar a tecnologia de geolocalização em ações.

# Desvantagens do marketing digital

  • Necessidade de conexão com a internet;
  • Difícil conversão de pessoas idosas;

 

Marketing Tradicional e Marketing Digital Traduzido por ProCriativo

 

Marketing Tradicional e Marketing Digital: Qual o melhor para o meu negócio?

Ressaltamos que as duas vertentes são importantes para o seu negócio, de modo que um não é menos importante que o outro. Cada negócio possui necessidades de estratégias de marketing únicas e personalizadas.

Uma empresa precisa estar nas redes sociais, ter um site personalizado e atraente e estar entre as primeiras pesquisas do Google, mas também precisa cuidar do ponto de venda, do atendimento que é dado aos clientes e funcionários e, sobretudo, sobre a percepção geral que a empresa passa para todos os consumidores.

Logo, unir as duas vertentes é essencial para qualquer negócio. Procure especialistas e veja quais estratégias são boas para o seu negócio, utilize todas as ferramentas e técnicas a seu favor e aumente suas vendas.

 

Marketing Tradicional e Marketing Digital- Faça Uma Consultoria com a C4SA

 


voltar


DIZ PRA GENTE O QUE ACHOU

Deixe uma resposta